Normas para publicação

Cada participante poderá inscrever um resumo. Cada proposta pode ter até, no máximo, um coautor ou uma coautora. Coautores devem igualmente realizar a inscrição na modalidade “com apresentação oral”, enviar o mesmo arquivo de resumo via e-mail e realizar o pagamento da taxa de inscrição. O certificado de apresentação oral será entregue mediante a inscrição devidamente efetivada e o comparecimento no dia definido pela comissão organizadora para apresentação. Só serão aceitas comunicações presenciais, os certificados serão disponibilizados aos autores que tiverem assinado a lista de presença.

Ao submeter o resumo, o participante está autorizando sua publicação no Caderno de Resumos do III Fórum Nacional dos Pesquisadores em Arte Sequencial e está declarando ser o autor do texto. Lembre-se de atentar para as normas e formatações dispostas nesse edital. Não haverá a opção de correção e reenvio do arquivo.

Observações importantes:

É de responsabilidade do participante estar presente no local, dia e horário definido para sua apresentação;

Não haverá ressarcimento da taxa de inscrição em caso de não comparecimento ou qualquer outro argumento;

Orientação de pesquisa não configura coautoria. Neste caso, ela deve ser descrita em nota de rodapé somente no trabalho completo (artigo científico), que deverá ser encaminhado apenas após o aceite do resumo.

A aprovação da proposta de apresentação oral no fórum (mediante efetivação da inscrição) garante a divulgação do trabalho na programação oficial do evento e o certificado de apresentação de trabalho científico (mediante comparecimento no dia determinado). A aprovação do resumo não implica aprovação automática do texto completo.

Qual deve ser o formato do resumo? O que deve conter?

O resumo deve ser encaminhado em um arquivo no formato Microsoft Word 2003 ou 2007 (extensão .doc ou .docx), com os seguintes itens, na seguinte ordem: Título do trabalho em maiúsculas e negrito, seguido de travessão (—) e texto de, no máximo, 300 palavras (utilize a opção “contar palavras” do Word). Em um único parágrafo, em fonte Arial, tamanho 12 com espaçamento entrelinhas simples, alinhamento justificado. Acrescentar até 3 palavras-chave que expressem a temática da proposta, separadas umas das outras por um ponto (.) . Ao final incluir a autoria, e co-autoria se for o caso, indicando obrigatoriamente nome completo, titulação, vínculo institucional, cidade, estado, país e e-mail.

Veja o exemplo a seguir:

RETROGÊNESE: PROCESSO CRIATIVO DE UM ROTEIRO PARA QUADRINHOS POÉTICO-FILOSÓFICOS — Retrogênese insere-se no gênero de quadrinhos batizado de poético-filosófico (FRANCO, 1997), também chamado de “fantasia filosófica” pelo crítico de quadrinhos espanhol Henrique Torreiro ao se referir aos trabalhos de Edgar Franco e de Gazy Andraus. Esse gênero é caracterizado por algumas particularidades, a primeira delas é o uso de um texto mais vinculado à poesia do que à prosa, a segunda é o fato de incluírem argumentos com intenção filosófica deliberada. Essas primeiras características explicam a denominação poético-filosófica. No caso da denominação “fantasia filosófica”, o termo fantasia se refere diretamente às ambientações escolhidas pelos artistas do gênero, ou seja, universos fantásticos que podem ser outros planetas e civilizações, ambientações mitológicas, envolvendo desde o folclore natal, passando por mitologias estrangeiras e chegando aos mundos e civilizações oníricas criadas pelos próprios autores. O álbum Retrogênese foi lançado pela editora Reverso em 2014 e criado por uma parceria entre Edgar Franco, responsável pelo roteiro, e Al Greco, pelos desenhos. Franco é, segundo Elydio dos Santos Neto (2011), um dos principais representantes do gênero poético-filosófico, e Retrogênese é uma HQ singular em sua produção, pelo método criativo peculiar que envolveu a criação de um roteiro prévio, algo incomum para o gênero. O artigo detalha o processo de criação desse roteiro poético-filosófico e apresenta os seus desdobramentos na relação criativa com o desenhista da obra, Al Greco. Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos. Gênero Poético-filosófico. Processo Criativo. Autoria: Edgar Franco – Doutor em Artes – Professor da Faculdade de Artes Visuais da UFG, Goiânia, Brasil. E-mail: ciberpaje@gmail.com

O arquivo do resumo deverá ser nomeado com o sobrenome do autor principal seguido de underline e a sigla do evento (exemplos: franco_fnpas, reblin_fnpas, barros_fnpas) e enviado para o e-mail: forumaspasgoiania@gmail.com

O título do e-mail deverá ser o sobrenome do autor principal seguido da palavra “resumo” e da indicação se é ou não associado à ASPAS (exemplos: Franco – Resumo – Associado, Silva – Resumo – Não Associado , Barros – Resumo – Associado).

Anúncios